Gafes em filmes e séries que abordam assuntos esportivos

 Por Luan Renato Rosolen

Olá, desvairados. Estou sumido, eu sei, porém gostaria de trazer um tema que creio ser interessante. Gostaria de abordar o desleixo das empresas e diretores cinematográficos que querem entrar em uma seara que parecem não entender absolutamente nada, que são os esportes. Estamos falando daqueles filmes que não são exatamente esportivos, mas que querem dar uma pitada de realismo ou zuera pura em dizer, por exemplo, que "todo corintiano é maloqueiro" ou "que está na cadeia", ou algo do tipo, e erram feio historicamente na hora de fazer isto. Vou explicar melhor o que quero dizer.


O filme "Carandiru", por exemplo, mostra, em várias cenas, celas de presos com uma toalha de banho do Corinthians pendurada na grade, e até aí tudo bem. Só que os mesmos diretores que têm um cuidado imenso com os detalhes para ilustrar a época em que o fato ocorreu, em 1992, cometem uma enorme gafe na hora de mostrar um pequeno detalhe esportivo da toalha, que contém o brasão do clube com quatro estrelas ilustrativas - inclusive a do Mundial de Clubes da FIFA de 2000, sendo que o ano em questão é 1992. Até então, o Corinthians tinha uma única estrela de campeão Brasileiro, a de 1990. Veja a toalha em questão no link abaixo: 

 


 

Essa mesma toalha foi usada na série brasileira "Irmandade", em que a mesma gafe acontece. A história é passada na época de 90, mais precisamente em 1994, e os produtores relembraram muito bem o advento da Copa do Mundo, mas na hora de mostrar os presos corintianos  veio a toalha dos anos 2000 em uma serie de época dos anos 90!


Erros de gravações em filmes ou séries acontecem, porém a falta de conhecimento histórico esportivo e, principalmente, o desleixo sobre o assunto por parte das pessoas que fazem essas produções, assim como de grande parte do público que assiste, são grandes. É nítido que não são "torcedores raiz", por assim dizer, e deixam de perceber essas “pequenas coisas”. Porém, para mim, não são pequenas e acredito que o torcedor corintiano raiz, no exemplo que citei, deve ter ficado incomodado ao notar esses erros históricos. Infelizmente, certamente não será o último caso.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Shohei Ohtani faz história na MLB com marca inédita de 50-50

MLB - Torcedor do Mariners tira o sapato, coloca na cabeça, e vira ídolo após vitória de seu time, de virada!

PGA - "Não espero a hora de sair desse tour", diz Sergio Garcia no torneio de Wells Fargo